segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


O que é interpretação de musica ou poesia? Porque em fases diferentes da vida, geralmente, damos conotações diferentes em momentos diversos, para composições, literárias escritas e/ou musicalizadas? Será empatia com o autor? Será o sentimento, um lugar comum? Será a sintonia entre os que amam, sofrem ou choram?

Essas e outras perguntas fazem parte do meu fascínio pela poesia.

Quando lemos algo que nos desperta qualquer sentimento digno de nota, é natural a busca pela interpretação do seu significado, que às vezes, mescla-se pelo interesse em saber como surgiu ou no que pensava quem o escreveu, em que parte da sua essência esteve mergulhado ou permanece.

Comigo acontece isso com muita frequência. A música me embala a alma, a letra tem o condão de me conduzir ao já vivido ou ao universo singular do poeta.

Agora, movida por esse conjunto de sentimento, emoção e interesse, andei pesquisando nalguns comentários sobre uma musica composta por Nando Reis e “visceralmente, docemente” cantada por Cassia Eller. Muitos foram encontrados, alguns pretenciosos, apostavam no amor do poeta por sua musa, outros buscam o significado etimológico das palavras escritas ou ainda outros que especulam sobre o endereço contido na canção.

Um Pedro comentou: .... é uma relação de amor e amizade dessas q não tem como não se emocionar visto q a cassia eller e o nando eram amigos e ele fazia músicas pra ela cantar então é claro q esta música é uma declaração de amor e amizade a ela..”estranho é gostar tanto do seu all star azul” (se ele gosta tanto do all star azul imagina dela?)”

Outro de uma Patrícia: “... Ele conta que seria estranho se ele a deixasse passar, como foi incrível o que os ligou.

Como se ele tivesse mudado de ideia em relação ao amor, principalmente à primeira vista, e agora o defende, enfatizando que bizarro não é amar, e sim deixar este sentimento mágico se esvair.

Ao vê-la pela primeira vez já soube que a amaria; Ele diz que se isto não tivesse acontecido o sal viria doce para os novos lábios, que no caso seria impossível. Compara-a com grandes descobertas como a do Brasil. E diz que estava mesmo em seu destino, encontra-la.

Seu all star foi o que mais prendeu-lhe a atenção, é estranho gostar tanto disso. E pensar que o bairro dela sente-se feliz por ele ir vê-la e terminar “aquela conversa”. Isso é uma boa desculpa para vê-la todos os dias.

Estranho é eles compartilharem uma intimidade, cumplicidade, um sentimento que é encontrado em relacionamento longos. Nota-se a importância do All Star dele, e como o deixa contente saber que também combinam nisso. Quando ele fala do homem que foi a lua, ele associa que as coisas impossíveis são apenas ilusões até que possamos provar o contrário;

E mais uma vez apaixonado, comenta que a voz dela encaixa-se perfeitamente com as músicas dele. Que o coração dele é o canto dela, que eles se completam não há como negar.

Esse comentário bateu com o que sinto ao ouvir Cássia cantar. Imagino todo o sentimento que ela, Cássia, fez brotar em Nando. É inútil esconder o prazer que vem em ser amada assim. O amor vindo no caminho “certo”, a amizade que amadureceu e aprendeu e ensinou a amar.

É isso ai, fica pra vcs pensarem no amor que tiveram, têm ou terão.

 

Nenhum comentário: